Os portugueses que se desloquem à África do Sul terão o apoio constante das autoridades consulares, garantiu, ontem, terça-feira, em Joanesburgo, o secretário de Estado das Comunidades. António Braga garantiu que brigadas móveis, sob a alçada da missão diplomática portuguesa, acompanharão os adeptos nas diversas cidades onde a seleção disputará os seus jogos.
Corpo do artigo
"Segundo dados fornecidos ao Ministério dos Negócios Estrangeiros pelas agências de viagem, são quatro mil os portugueses que se deslocarão à África do Sul para assistir ao Mundial, abrangidos pela nossa operação de apoio e acompanhamento", esclareceu.
Além destes, também cerca de meio milhão de portugueses e luso-descendentes, residentes, serão apoiados.
"No centro de dados em Lisboa foi montada uma operação de transporte de documentos e num máximo de 48 horas, poderão estar cá esses documentos de substituição tão importantes são para as pessoas", referiu.
Os seis efectivos da PSP e os dois da GNR que estarão na África do Sul terão funções de interligação com as forças de segurança locais e de contacto directo com os portugueses, com os quais se misturarão nos recintos desportivos, particularmente nas entradas e saídas e durante todo o tempo dos jogos.