Ricardo Rodrigues: "Queiroz talvez possa ser reeleito, mas só à segunda volta"
Flash interview com Ricardo Rodrigues, 52 anos, deputado socialista
Corpo do artigo
Se a Selecção, tal como o governo, fosse sujeita a sufrágio, acha que Queiroz seria reeleito?
O Governo não é eleito, resulta da eleição para o Parlamento. É nomeado. Está, pois, fora desta “competição“. A Selecção é quem está em jogo. Queiroz talvez possa ser reeleito. Mas, só à segunda volta.
O selecionador ainda tem mais dois anos de contrato, cabendo-lhe a qualificação para o Europeu de 2012. Significa que entraremos em contenção, também no futebol?
Para o futebol, sou partidário convicto da Expansão. Uma palavra com quinhentos anos de gloriosa tradição em Portugal.
Se tivesse uma comissão parlamentar marcada para a hora do jogo, teria desmarcado?
Como se diz em S. Miguel, primeiro a obrigação , depois a devoção.
Foi a primeira vez que Portugal empatou na primeira fase do Mundial. O patriotismo fica em causa se não se defender cegamente a selecção até ao fim?
O patriotismo nunca é cego. Quanto à Selecção, espero que veja melhor.
A FIFA expulsou 36 mulheres durante o encontro Holanda- Dinamarca, acusando-as de usarem vestidos decotados em tons laranja como forma de publicidade encapotada. Usá-las atrás, por exemplo, de Teixeira dos Santos serviria de bálsamo de cada vez que ele anuncia mais medidas de austeridade?
Acho que os decotes laranjas ficariam bem melhor atrás de Pedro Passos Coelho e de António Nogueira Leite. E, quanto às senhoras, nunca se expulsam. Oferecem-se-lhe rosas... vermelhas, como o emblema do PS.
De qualquer forma, não seria melhor expulsar as vuvuzelas?
As vuvuzelas não têm culpa. Elas não fazem barulho sozinhas!
No Mundial há rankings para todos os gostos. Miguel Veloso e Cristiano Ronaldo ocupam respectivamente a sétima e oitava posições na lista dos jogadores mais doces elaborada pelo jornal Post. Portugal só consegue ficar bem classificado nos rankings errados?
Cristiano Ronaldo e Miguel Veloso são futebolistas. Não se fizeram para ser doces. O bom “ranking“ será o de ser vistos como os mais “ferozes“. Feras goleadoras. Espero eu.
Depois de Nani, foi Deco a retratar-se no site da FIFA das críticas que havia feito a Queiroz. Não seria de pensar criar um instrumento semelhante para episódios idênticos no parlamento? No seu caso, por exemplo, teria poupado uma conferência de imprensa para justificar o furto dos gravadores...
A autocrítica foi e é uma prática com consagração, quase religiosa, nos regimes comunistas, como todos sabemos. Basta pensarmos na Coreia do Norte…Mas, nem Queiroz é Kim-Jong-Il, nem Nani e Deco são dissidentes norte-coreanos que merecem flagelação. São excelentes jogadores e simples mortais. Pecadores como eu, a jornalista e o leitor…..já agora: sabe porque lhe dei esta entrevista? Por que não foi gravada!
O pior, dizem, foi a previsibilidade de jogo de Portugal, que Erikson conhecia bem. Acha que Queiroz devia ter contratado alguém para roubar os DVD dos jogos de Portugal a Erikson?
Erikson usou a técnica da infiltração. Contratou Toni, que tinha os DVD na cabeça.
O Governo é como a Selecção: tem bons jogadores, mas não ganha o jogo?
O objectivo do governo é evitar que os trabalhadores sofram tanto como os espanhóis ou os gregos, por exemplo. Até aqui tem conseguido esse objectivo, palavra que, em inglês, se diz “goal“ e, em português, “golo“. O governo marca golos! É esse campeonato que tem estado a ganhar………