A edição que confirma o Marés Vivas como membro de pleno direito do circuito dos maiores festivais inicia-se hoje, quinta-feira. Até sábado, em Gaia, Keane, Primal Scream, Kaiser Chiefs, Lamb e Scorpions deverão arrastar mais de 50 mil pessoas.
Corpo do artigo
Começou por ser um festival de foro pouco mais do que concelhio, com uma ou outra atracção nacional, mas, após o salto bem sucedido da edição do ano passado, as ambições do Festival Marés Vivas são já indisfarçáveis.
Depois das 50 mil pessoas que afluíram em 2008 à praia do Cabedelo, a organização aponta para um reforço do número. Os primeiros indicadores não poderiam ser mais positivos: as vendas antecipadas pulverizaram os recordes de anos anteriores e só para hoje já foram transaccionados 12 mil bilhetes, o que, somando à tradição retardatária portuguesa de decidir tudo à última hora, deverá fazer com que a meta dos 50 mil seja ultrapassada.
O preço convidativo - 25 euros para um dia e 38 euros para o passe - é um dos factores de tamanha popularidade, mas não certamente o único. A somar às condições naturais de excepção (o recinto junto à foz do rio Douro proporciona uma vista privilegiada sobre o Porto), há um reforço organizativo, bem evidente no número de elementos envolvidos: entre policiamento, seguranças, técnicos e pessoal médico, há duas mil pessoas contratadas para que tudo corra como previsto.
O rock, com incursões esporádicas pela electrónica, domina o primeiro dia. Embora os sempre enérgicos Kaiser Chiefs tenham sido a banda eleita para encerrar, as restantes propostas pedem meças, em matéria de popularidade, aos autores de "Off with their heads": regressados após uma separação de quatro anos, os Lamb mantêm com o público português uma relação de proximidade quase lendária, enquanto os Primal Scream são "apenas" uma das mais influentes bandas da cena rock das últimas duas décadas, capazes de produzirem álbuns visionários como "Screamadelica". O saudosismo é a nota dominante de amanhã, com os também regressados Guano Apes e os sempre populares Scorpions.
Para sábado, deverá estar reservada a maior enchente. Os Keane arrastam, por norma, multidões, o mesmo se aplicando, ainda que em menor escala, a Jason Mraz, Colbie Caillat e Gabriella Cilmi.