Uma lesão na clavícula esquerda deixa Nani fora do Mundial, embora a FPF ainda tenha de apresentar os exames médicos à FIFA. Rúben Amorim foi o escolhido por Carlos Queiroz para a substituição e chega hoje, quarta-feira, a Magaliesburg.
Corpo do artigo
Um pontapé de bicicleta mal executado terá sido a causa da ausência de Nani no Mundial. Aconteceu no treino da passada sexta-feira, ainda em Lisboa. As queixas dolorosas do avançado continuaram e, ontem, o jogador fez exames médicos em Joanesburgo, que confirmaram a baixa de vulto.
Rúben Amorim, do Benfica, foi o escolhido de Carlos Queiroz para substituir Nani. O médio até já esteve de férias, no Dubai, com David Luiz. Ontem, embarcou até Maputo no voo das 17 horas, em Lisboa e, em Moçambique, apanhará um voo até Joanesburgo. Tem chegada prevista às 8 horas. Rúben Amorim foi um dos 50 jogadores pré-seleccionados pelo seleccionador nacional e um dos seis que estavam na lista de reservas.
Ainda assim, a FIFA tem de autorizar a substituição. Com o fim das inscrições para o Mundial, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) terá de enviar os exames médicos à FIFA para a lesão ser comprovada.
A decisão mais difícil de Queiroz
Durante a tarde, chegou a falar-se de um problema disciplinar, mas tal não fazia sentido. A lesão foi bem escondida pelos responsáveis da selecção nacional. Os jogadores só souberam depois de almoço. Nani assistiu à partida com Moçambique e não escondeu a tristeza. Falou bastante com Eusébio e ainda não sabe quando deixará a África do Sul. Certo é que o Manchester United já assumiu a recuperação do internacional português.
Carlos Queiroz confessou que, em 30 anos de carreira, foi a decisão mais difícil que tomou, de um ponto de vista humano.
"Estes últimos três dias foram muito difíceis. Em 30 anos de carreira, nunca vi um jogador tão determinado e com uma obstinação extrema", lamentou o seleccionador, considerando a baixa de Nani uma "infelicidade".
Entrentanto, Jorge Jesus, treinador do Benfica, ficou satisfeito com a chamada de Rúben Amorim. "Ficámos muito contentes. Mas ele [Rúben Amorim] devia ter integrado a primeira convocatória, pois fez uma época espectacular", afirmou o técnico, ontem, à margem da apresentação do DVD do Benfica.