Jorge Sampaio entrou esta sexta-feira, ao almoço, em Lisboa, na campanha socialista para salientar a "elevada necessidade de compromissos". O ex-presidente da República afirmou que o papel do PS "será sempre muito importante, qualquer que seja o resultado eleitoral".
Corpo do artigo
À chegada para o tradicional almoço na Cervejaria Trindade, no Chiado, o responsável pela Aliança das Civilizações da ONU manifestou-se "muito preocupado com o futuro do país e dos portugueses", sublinhando que o que está em cima da mesa é um acordo (com a "troika") de "elevada substância e de elevada exigência".
"E é isso que me traz aqui, manifestar solidariedade ao PS. Mas também dizer que será sempre muito importante o seu papel qualquer que seja o resultado eleitoral", afirmou.
Jorge Sampaio - um trunfo de José Sócrates no último dia da campanha eleitoral - vincou, depois, a "elevada necessidade de compromissos", porque as condições financeiras são "muito sérias e muito duras".
Por isso, disse ser necessário haver "talento" para fazer compromissos, admitindo que se tal não acontecer não vai ser possível cumprir o que foi acordado.
Sampaio deixou ainda a esperança de que "um dia a Europa possa reagir em conjunto" aos problemas que a afectam.