Portugal não conseguiu, pela primeira vez, vencer um encontro particular, realizado durante um estágio antes de uma grande prova, desde o "Europeu" de 2000. Até anteontem, o resultado tinha sido sempre, apenas e só um: a vitória.
Corpo do artigo
Carlos Queiroz não sobrevalorizou o empate de anteontem, frente a Cabo Verde, jogo realizado na Covilhã, por considerar que os futebolistas fizeram tudo o que pediu em campo. No entanto, nem os empates nem as derrotas, já se sabe, ajudam a moralizar. E foi a primeira vez que o conjunto das quinas não conseguiu vencer um particular, numa preparação, antes de uma grande prova. Um número que vale o que vale, mas que merece uma reflexão.
Em Chaves, no único embate realizado antes do Campeonato da Europa de 2000, Portugal derrotou, expressivamente, o País de Gales por 3-0. O adversário não foi escolhido ao acaso. A Inglaterra seria o primeiro opositor na prova e os galeses têm, já se sabe, um futebol muito idêntico.
Aliás, a escolha dos oponentes têm, sempre, muito a ver com aqueles que vão encontrar no primeiro desafio da prova. Só no Mundial 2002 e no Euro 2004 isso foi excepção. No estágio em Macau, antes do desafio inaugural na competição (na Coreia do Sul), diante dos Estados Unidos, Portugal defrontou a... China.
Cabo Verde goleado em 2006
Dois anos mais tarde, tanto o Luxemburgo como a Lituânia, os seus adversários, tinham poucas ou nenhumas semelhanças com a Grécia, que, como se sabe, foi carrasco das quinas na competição. Ainda assim, tanto luxemburgueses como lituanos foram despachados com três golos de diferença. Em 2006, Scolari também teve o cuidado de escolher uma equipa africana para um dos últimos amigáveis, visto que Angola era a primeira a encontrar no Mundial da Alemanha, mais especificamente, na cidade de Colónia. E, adivinhe-se, foi... Cabo Verde o escolhido. Só que há quatro anos o resultado foi bem melhor: 4-1 para os portugueses. O derradeiro jogo disputou-se diante do Luxemburgo - o sargentão adorava adversários teoricamente acessíveis para os jogadores adquirirem confiança -, e nova goleada, por 3-0.
Antes de 2000, curiosamente, os resultados também foram todos 100% vitoriosos. Em 1996, Portugal foi à República da Irlanda vencer por 1-0, golo de Folha. No Mundial de 1986, não houve particulares - a equipa teve três meses e meio sem competição! Em 1966, houve, nada mais nada menos, do que cinco amigáveis! E adivinhe-se, houve cinco... triunfos. Em casa, derrotou a Noruega (4-0), o Uruguai (3-0) e a Roménia (1-0), enquanto fora ganhou na Escócia (1-0) e na Dinamarca (3-1). Esperemos que o mau resultado com Cabo Verde não seja um fraco augúrio...