O altar-palco do Parque Eduardo VII, em Lisboa, já começou a ser montado. A obra custará cerca de 450 mil euros, sendo totalmente suportada pela Fundação JMJ Lisboa 2023.
Corpo do artigo
A instalação do equipamento, que vai acolher três dos eventos principais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 - Missa de Abertura, Cerimónia de Acolhimento e Via Sacra - , arrancou no passado fim de semana, avançou esta manhã de quarta-feira a Fundação JMJ em comunicado.
"Da autoria do arquiteto João Matos, o altar - palco terá 40 metros de largura e 24 metros de altura, ocupando uma área total de 430 metros quadrados. A obra custará cerca de 450 mil euros e será totalmente suportada pela Fundação JMJ Lisboa 2023, com o apoio de uma entidade privada", revelou ainda a Fundação JMJ.
Os trabalhos para edificação da estrutura, onde o Papa Francisco vai presidir a algumas das principais celebrações da Jornada, "têm uma duração prevista de um mês". O palco-altar ficará localizado entre as colunas projetadas pelo arquiteto Keil do Amaral, que também já começaram a ser intervencionadas pela Câmara de Lisboa.
Neste altar - palco será celebrada a missa de abertura da JMJ Lisboa 2023, que decorrerá no dia 1 de agosto e será presidida pelo cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. No dia 3, será aqui assinalado o acolhimento dos peregrinos e, no dia seguinte, será celebrada a via -sacra.