O carro do príncipe Carlos foi atacado hoje, quinta-feira, em Londres por manifestantes contra o aumento das propinas universitárias, que continuam a provocar distúrbios pela cidade, sobretudo junto ao Parlamento britânico.
Corpo do artigo
De acordo com a televisão Sky News, o veículo onde o herdeiro da coroa viajava com a mulher, Camilla Parker Bowles, foi pontapeado, mas sem consequências, e o casal prosseguiu para um espetáculo a que tinham planeado assistir.
Um porta-voz do príncipe garantiu que nem Carlos nem Camilla sofreram danos físicos.
As televisões transmitiram relatos de motins em vários locais da capital britânica, nomeadamente montras partidas na zona comercial de Oxford Street.
Todavia, os protestos estão concentrados junto ao Parlamento britânico, onde hoje foi aprovado o aumento das propinas.
Das actuais 3290 libras (3840 euros), a partir de 2012 os estudantes universitários terão de pagar 6000 libras (7000 euros) e, em alguns casos, 9000 libras (10500 euros).
A polícia formou um cordão de segurança em volta de uma multidão de milhares de manifestantes, que continuam a provocar distúrbios.
Objectos foram arremessados aos agentes de autoridade, nomeadamente pedaços de cimento, estátuas vandalizadas, paredes de edifícios escritas com graffiti e cabinas telefónicas destruídas.
Uma tentativa de entrada no Ministério das Finanças fracassou, mas várias janelas foram partidas.
No local é possível observar um forte dispositivo de segurança, com polícia de intervenção equipada com capacetes, escudos e bastões.
O último balanço feito pelas autoridades é de 15 detenções, dez polícias e 22 manifestantes feridos.