O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou-se, esta quarta-feira, "muito otimista" em alcançar um acordo com os seus parceiros europeus, depois de encontros em Bruxelas com os presidentes das três instituições da União Europeia.
Corpo do artigo
"Estou muito otimista depois destas discussões de que estamos no caminho certo. Claro que não temos ainda um acordo, mas estamos na direção certa para encontrar um acordo viável", declarou Tsipras numa curta declaração à imprensa, na companhia do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.
Tsipras, que da parte da manhã foi também recebido pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho, Donald Tusk - reuniões após as quais não foram prestadas declarações à imprensa -, disse que os seus objetivos passam por "respeitar a soberania do povo grego" e o "claro mandato" que lhe foi dado (referindo-se às eleições de 25 de janeiro passado).
No entanto, garantiu que, "ao mesmo tempo", respeita as regras da UE, sendo neste quadro que pretende alcançar um "acordo viável" sobre a dívida grega.
"Estou muito otimista. Sei muito bem que a história da UE é uma história de desacordos mas, no fim do dia, de compromissos e de acordos", afirmou o novo chefe de Governo da Grécia, acrescentando que o importante é a "vontade de trabalhar" com vista a alcançar uma "solução viável" para as duas partes, Grécia e os seus parceiros do euro.
Por seu lado, Schulz saudou o "esforço de diálogo" de Tsipras desde que tomou posse, afirmando que o primeiro-ministro grego, e líder do partido antiausteridade Syriza, tem mostrado que está empenhado em "cooperação, e não separação".
"O primeiro-ministro da Grécia, ao viajar pela Europa, encontrando-se com governos e com as instituições europeias, hoje, é um primeiro-ministro que está a lutar pela cooperação europeia, e não pela separação grega. Isto é um sinal muito forte e positivo. Estou muito otimista de que ambos os lados cheguem a um entendimento mútuo", declarou Schulz, que já se encontrara com Tsipras em Atenas.
Depois das declarações dos dois líderes, na assembleia europeia, não houve lugar a questões por parte dos jornalistas, tendo Schulz justificado o curto contacto com a imprensa com a agenda apertada de Tsipras, que, após as três reuniões matinais em Bruxelas com os presidentes das três principais instituições comunitárias, ruma a Paris, para um encontro com o Presidente francês, François Hollande.
Tsipras estará de regresso a Bruxelas já na próxima semana, para a sua primeira cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, agendada para 12 de fevereiro.