Benito, uma girafa macho com três anos, viajou da Ciudad Juarez, no México, até a um safari em Pueblo, no mesmo país, para escapar às temperauras extremas.
Corpo do artigo
A viagem da girafa foi resultado de uma campanha de ativistas que chamaram insistentemente à atenção para o facto de o animal não ter condições para viver no jardim zoológico onde se encontrava.
As temperaturas na Ciudad Juarez podem atingir os 42 ºC durante o verão e valores abaixo de zero no inverno, sendo que o parque que acolhia a girafa não tinha condições para manter Benito em segurança nestes momentos meteorológicos mais extremos.
A viagem demorou cerca de 50 horas, tendo começado na segunda-feira de manhã. Benito foi transportado num contentor que lhe permitiu espreitar e ver o caminho enquanto estava protegido de barulhos ou paisagens que o pudessem assustar. Os responsáveis instalaram uma câmara, sensores de movimento e microfone na parte interior, para vigiar o seu estado de saúde e ir falando com ele.
"Podemos verificar a temperatura e até falar com ele através de um microfone que está dentro do contentor", garantiu Frank Carlos Camacho, diretor do safari para onde Benito foi levado, em declarações à BBC.
O Africam Safari, destino final da girafa, já confirmou a chegada de Benito, que se encontra "muito bem, pronto para ser tratado com todas as comodidades possíveis", de acordo com uma publicação no X (ex-twitter).