Xia Boyu, um alpinista chinês, de 69 anos, que tem as duas pernas amputadas, conseguiu chegar ao topo do Everest, na segunda-feira. É a segunda pessoa com esta deficiência a alcançar este feito e a primeira a fazê-lo do lado nepalês.
Corpo do artigo
A aventura que fez com que o alpinista perdesse as duas pernas remonta a 1975, quando se encontrava na chamada "zona de morte" no caminho que leva ao topo do monte Evereste, a mais de oito mil metros de altitude.
Uma forte tempestade fez com que a equipa que integrava fosse obrigada a parar naquela zona durante três noites. Foi nesse período de tempo que um dos seus companheiros ficou doente e o aventureiro chinês ajudou-o, cedendo-lhe o seu saco cama. Este gesto altruísta fez com que os seus pés ficassem congelados e os médicos tiveram que os amputar.
https://www.facebook.com/climbermingma/videos/1263497933782303/
Anos mais tarde, em 1996, o homem ficou sem a parte inferior das pernas na sequência de um linfoma.
Feridas não impedem sonho
Apesar dos problemas físicos, Xia nunca desistiu do sonho de alcançar o topo daquela que é a montanha mais alta do planeta."Escalar o monte Evereste é o meu grande sonho", disse, em entrevista à Agência France Press. "Tenho que o cumprir. Representa um desafio pessoal", acrescentou.
Depois do acidente que o deixou com marcas para o resto da vida, o homem tentou subir a montanha em mais três ocasiões, em 2014, 2015 e 2016. Na última das tentativas quase que conseguiu, mas foi surpreendido por uma tempestade de neve que o impediu de atingir o grande objetivo.
Este ano voltou a desafiar o destino, mas quase que foi impedido. Não pelos problemas físicos, mas por uma proibição imposta pelo governo do Nepal. Num novo polémico conjunto de normas, o governo proibiu a subida ao Evereste de pessoas amputadas, cegas ou que viagem sozinhas.
O governo justificou as medidas com questões de segurança, mas as restrições foram eliminadas no início do ano por serem discriminatórias.
Com o recuo do governo, Xia conseguiu realizar o sonho e na segunda-feira alcançou o cume do monte Evereste.