À prova de bala mas obsoleto. Como é o comboio que levou Kim Jong-un à Rússia?
Como tem sido habitual nas raras deslocações ao estrangeiro, o líder da Coreia do Norte viajou num de comboio para chegar até à Rússia. Além de ser blindado, o veículo está repleto de luxos que transitam de outros tempos, porém, é lento e pode demorar semanas até ao destino final.
Corpo do artigo
Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, chegou esta terça-feira à Rússia para se encontrar com o velho aliado, Vladimir Putin. Depois de quatro anos sem se verem, os parceiros asiáticos, que deverão reencontrar-se na quarta-feira, vão discutir assuntos em comum, mas mais do que isso, antecipa o Kremlin, irão debater "questões sensíveis". Ainda que o encontro esteja envolto num cenário geopolítico diferente, há coisas que não mudam: a forma como o todo poderoso de Pyongyang se desloca para se reunir com homólogos. O blindado comboio verde, uma herança que já vem da época do seu avó, Kim Il-sung, é o meio de deslocação eleito de Jong-un e tem aguçado a curiosidade de quem segue de perto os passos do político norte-coreano.
Desde que se tornou líder da Coreia do Norte, em 2011, contam-se pelos dedos das mãos as vezes que Kim Jong-un saiu do país para viagens ao estrangeiro, mas sempre que o faz opta por viajar no famoso comboio verde. Além da Rússia, já foi à China e ao Vietname dentro do gigante blindado e, esta semana, repetiu a dose.