Uma empresa norte-americana do Minnesota inventou uma arma que tem o formato de um "smartphone". Anunciada como quase indetetável, está a causar polémica.
Corpo do artigo
Parece um telemóvel e, de acordo com o seu inventor, tem o tamanho de um Samsung Galaxy S7. Kirk Kjellberg garante já ter sido contactado por mais de quatro mil potenciais compradores de todo o mundo. A página do Facebook da empresa - Ideal Ocultar - já conta com mais de 13 mil gostos. Mas também há cada vez mais críticas ao projeto.
"Nos dias de hoje tornou-se uma necessidade andar com uma arma escondida" - foi deste modo que Kirk Kjellberg justificou a sua invenção à NBC News. A ideia, revelou, surgiu depois de uma criança, num restaurante, ter achado que o seu telemóvel parecia uma arma.
Nos dias de hoje tornou-se uma necessidade andar com uma arma escondida
A "Ideal Ocultar" é uma pistola de plástico de dois tiros que se dobra, com cerca de três polegadas por cinco polegadas. Basta carregar na patilha de segurança para a arma se abrir e ficar pronta a disparar - lê-se no site da empresa. O protótipo de patente foi anunciado para julho e as vendas estão planeadas a partir de outubro. O preço, adianta a NBC News, deve rondar os 448 euros (395 dólares).
"É extremamente perigoso e dificultaria imenso o policiamento", defendeu ao "The Washington Times", Bob Kroll, presidente da Federação dos agentes de polícia de Minneapolis.
Já Ladd Everitt, da associação "Parar a Violência Armado" disse ao "The Times" que era "idiota e irresponsável" colocar esta arma no mercado. "Vai ser ainda mais difícil para os agentes determinar se estão a lidar com indivíduos armados, colocando-os em risco adicional. Kirk Kjellberg está a comercializar um produto para paranóicos por armas. A sua principal preocupação é evitar a deteção da arma, o que por si deve levantar preocupações imediatas", acrescentou.
Kjellberg rejeita as críticas e garante que a sua invenção irá cumprir a lei em termos de quantidade de metal suficiente para ser detetada num raio-X e distinguir-se de um telemóvel.