O Ministério Público de EUA anunciou que está a analisar o pedido de condenação à morte para Ariel Castro, acusado do rapto e de violação de três jovens em Cleveland, durante uma década.
Corpo do artigo
Castro compareceu, esta quinta-feira, cedo no tribunal de Cleveland, no estado norte-americano de Ohio (norte), com os seus dois irmãos, Onís e Pedro, que também foram presos pela polícia na segunda-feira, por envolvimento no sequestro de Michelle Knight, 32 anos, de Amanda Berry, 27, e de Gina DeJesus, 23, bem como da filha de Berry, de seis anos, durante cerca de uma década.
Numa rápida audiência de apenas cinco minutos, Onis e Pedro não abordaram Ariel, que manteve a cabeça baixa durante toda a sessão, trocando apenas algumas palavras, em voz baixa, com a advogada.
A juíza decretou uma fiança de dois milhões de dólares por cada um dos três casos de sequestro e violação e outros dois milhões de dólares pelo sequestro da menor, totalizando 8 milhões de dólares (6,1 milhões de euros).
Também quinta-feira, um promotor de Cuyahoga, em Cleveland, Timothy McGinty, disse que estudará a sentença de pena de morte para Ariel, porque a sua intenção é acusá-lo de assassínio, pelos supostos abortos que provocou às jovens durante o sequestro.
De acordo com McGinty, o estado de Ohio condena à pena de morte "a maioria dos criminosos que cometem homicídio agravado durante um sequestro".
Um relatório da polícia revelou, esta quinta-feira, detalhes macabros do cativeiro das três raparigas.
Michelle Knight diz que ficou grávida pelo menos cinco vezes e abortou devido a maus-tratos e falta de alimentos.
Apesar de terem sido detidos na segunda-feira, Pedro Castro, 54 anos, e Onil, 50, irmãos do acusado, o procurador de Cleveland, Victor Perez, informou na quarta-feira que não seriam acusados, uma vez que a polícia não encontrou provas do seu envolvimento no sequestro das mulheres.
As mulheres foram libertadas na segunda-feira à noite, depois de um vizinho ter visto uma delas (Amanda Berry) a gritar e a tentar sair da casa.
A casa onde foram encontradas as três mulheres está localizada a poucos quilómetros dos locais onde terão sido sequestradas.
Amanda Berry foi vista pela última vez a 21 de abril de 2003 após sair do trabalho num restaurante de 'fast-food' localizado a poucas centenas de metros da sua casa. A jovem tinha então 16 anos.
Segundo a polícia federal norte-americana (FBI), Gina DeJesus tinha 14 anos quando desapareceu na altura em que caminhava da escola para casa, a 2 de abril de 2004.
Michele Knight foi vista pela última vez nas imediações da casa de um primo a 23 de abril de 2002. Na altura, a jovem tinha 21 anos.