Quando a quimioterapia traz queda de cabelo, a confiança dos pacientes pode ficar afetada. Em Seattle, EUA, há uma artista que tatua as cabeças das mulheres que passaram pelos tratamentos, para as ajudar a sentirem-se bonitas.
Corpo do artigo
Sarah Walters, a pessoa por trás da página Sarahenna, oferece coroas de tinta "henna" a pacientes que tenham perdido o cabelo, na sequência dos tratamentos de quimioterapia. Trata-se de uma tinta formada a partir de um corante extraído de uma planta que pode durar até um mês no corpo humano.
"Eu sempre quis arranjar uma maneira de ajudar os outros com algo que tivesse significado e fosse tangível", contou a artista corporal - como se designa - à imprensa britânica, explicando que a morte do seu padrasto, que faleceu vítima de um cancro raro, em 2004, reforçou o seu desejo de encontrar uma maneira de ajudar no que pudesse.
"Quando, em 2010, a minha mãe me pediu para fazer uma coroa para uma amiga dela que estava numa luta contra o cancro, eu fiquei entusiasmada com a oportunidade. Depois disso, soube logo que queria tornar as tatuagens acessíveis a qualquer pessoa que tivesse perdido o cabelo com os tratamentos", explicou Sarah.
https://www.instagram.com/p/BNvzo7nD961/?taken-by=sarahennaseattle
O serviço que a artista norte-americana fornece é gratuito, "tendo em consideração todas as despesas associadas ao cancro."
Uma hora é o tempo que Sarah demora a tatuar uma "coroa" henna e é o tempo que basta para as clientes se sentirem mais bonitas.
"Todas me dizem que se sentem lindas com as coroas. Toda a gente é bonita, mas estas tatuagens realçam a beleza que já existe", salientou Sarah, explicando que "as pessoas ficam entusiasmadas por haver uma alternativa às perucas e aos chapéus, e uma que pode dar poder."
https://www.instagram.com/p/BJ3pNoShAWk/?taken-by=sarahennaseattle