As letras brancas e vermelhas que compunham a instalação "I Amsterdam", na Museumplein (Praça dos Museus), em frente ao Rijksmuseum, foram retiradas na segunda-feira de manhã.
Corpo do artigo
A proposta de remover as letras foi feita pelo partido de esquerda GroenLinks, que alegou que o slogan se tornou num símbolo do turismo de massa. Apesar das críticas, a proposta foi aceite pela maioria da assembleia municipal e levada a cabo na segunda-feira, por um camião que despachou o assunto em meia hora.
A ocupar o lugar da atração turística, está agora uma obra que o desginer Pauline Wiersema criou para a semana holandesa do design, que decorreu em outubro. Três letras cor de laranja a compor a expressão "HUH" ("Ah?") visam retratar um "conceito universal para expressar uma informação mal entendida em todo o mundo".
De acordo com o jornal holandês "Het Parool", a inscrição "I Amsterdam", que pode ser encontrada noutras partes da cidade, como em Nieuw-West e Zuidoost, vai agora andar em viagem, saltando de evento para evento.