A associação Memória Viva está a recolher testemunhos online sobre episódios ou momentos de discriminação vividos pela comunidade portuguesa em França, para incentivar o estudo do racismo em relação aos imigrantes oriundos de terras lusas, anunciou fonte da organização.
Corpo do artigo
"É uma reflexão que temos na associação Memória Viva há bastante tempo, nas discussões que temos entre gerações. Todos sentimos de alguma forma a discriminação e mesmo as gerações mais jovens ainda são confrontadas com isso", reconhece Hugo dos Santos, ex-presidente da associação Memória Viva e dinamizador da ação.
O inquérito está online e pode ser encontrado na página na Internet da associação Memória Viva, bem como nas redes sociais. Não tem uma data precisa para terminar e os relatos podem ser feitos de forma anónima, assim como também podem ser feitos na terceira pessoa, através de um familiar ou amigo. "Pode fazer-se um testemunho anónimo, mas nós aconselhamos a pôr nome e o contacto para trocar e-mails, se necessário, e para dar notícias sobre o projeto. Numa segunda fase, todos os testemunhos vão ser anónimos para serem, em seguida, estudados", indica Hugo dos Santos.
Leia mais em Bom Dia