Um ataque russo matou esta madrugada uma pessoa na região ucraniana de Zaporíjia, informaram as autoridades locais, num incidente que levou a Polónia a mobilizar aeronaves e sistemas terrestres para proteger espaço aéreo do país.
Corpo do artigo
De acordo com o governador da região de Zaporíjia (sudeste), Ivan Fedorov, o "ataque combinado" russo matou uma mulher e feriu outras nove pessoas.
Na plataforma de mensagens Telegram, Fedorov publicou fotografias que mostram o local atingido, com um edifício de vários andares parcialmente destruído.
Também hoje, as forças armadas da Polónia anunciaram, na rede social X, o envio de aeronaves e o posicionamento de defesas terrestres em alerta para proteger o espaço aéreo do país, particularmente nas regiões próximas da Ucrânia.
A Rússia está a intensificar os ataques na Ucrânia, principalmente contra instalações energéticas ucranianas, com o aproximar do inverno.
O exército russo lançou esta semana a ofensiva mais abrangente contra as infraestruturas de gás da Ucrânia e, no sábado, os ataques cortaram o fornecimento de energia a cerca de 50 mil casas na região de Chernihiv (norte).
Em Zaporíjia, 73 mil utilizadores ficaram sem energia elétrica esta manhã devido aos ataques russos durante a noite, acrescentou Fedorov, numa outra mensagem.
O presidente da Câmara de Lviv, Andriy Sadovy, falou sobre um "ataque massivo" responsável pelos cortes de energia em vários bairros e um atraso no arranque dos transportes públicos.
Os transportes públicos também voltarão a funcionar esta noite em Ivano-Frankivsk (sudoeste), informou o presidente da Câmara local, Ruslan Martsinkiv.