Pelo menos 23 combatentes da organização Estado Islâmico morreram, este sábado, devido aos bombardeamentos aéreos norte-americanos e ataques de tropas curdas, próximo de Mossul, no norte do Iraque, disse o general curdo Abdelrahman Kurini.
Corpo do artigo
Desde as primeiras horas deste sábado, aviões militares norte-americanos apoiam os "peshmergas", que lutam para recuperar o controlo da barragem de Mossul, em mãos dos rebeldes islamitas desde o passado dia 08, continuando "a infringir constantes golpes" no Estado Islâmico (EI), disse à Efe Kurini.
O general curdo garantiu que há informações dos serviços secretos que confirmam que um grande número de islamitas fugiu para Talafar, localidade a 70 quilómetros a oeste de Mossul, devido aos bombardeamentos dos Estados Unidos a posições do EI na região.
As forças curdas queimaram três veículos que pertenciam aos jihadistas, referiu.
"Haverá um progresso significativo nas próximas horas e vamos recuperar o controlo da barragem" de Mossul, garantiu o militar.
O EI controla Mossul, a segunda cidade do Iraque, desde o passado 10 de junho, e luta no norte do país para ampliar o seu autoproclamado "califado", tendo tomado no passado dia 5 a localidade de Sinyar, o que levou a uma crise humana, que as Nações Unidas denunciaram.