As autoridades turcas detiveram, esta quarta-feira, na cidade de Bodrum, na costa ocidental do país, um cidadão russo suspeito de colocar esta manhã uma bomba num carro em Moscovo, causando dois feridos.
Corpo do artigo
O atentado ocorreu esta manhã em Moscovo quando um casal tentava sentar-se no seu carro num parque de estacionamento no norte da cidade e o veículo explodiu. Um homem e uma mulher ficaram feridos e foram transportados para o hospital.
As autoridades russas informaram que o explosivo, com uma potência equivalente a cerca de 500 gramas de TNT, foi previamente colocado debaixo do banco do condutor.
Embora as vítimas não tenham sido identificadas publicamente, a agência de notícias russa Interfax afirma que o proprietário do carro é um coronel encarregado de um dos departamentos do Estado-Maior russo.
"Detido em Bodrum um terrorista que realizou um atentado à bomba na Rússia", anunciou o ministro da Administração Interna turco, Ali Yerlikaya, nas redes sociais.
Yerlikaya especificou que às 10.30 horas locais (8.30 horas de Portugal continental) a Interpol Rússia contactou as autoridades turcas para comunicar a chegada a Bodrum do cidadão russo Evgenii Serebriakov, num voo proveniente de Moscovo.
A Turquia confirmou que o suspeito entrou no país através do aeroporto de Bodrum e que não constava das listas de procurados da Interpol ou dos registos nacionais.
Graças a uma operação coordenada entre os dois países, a polícia turca conseguiu prender Serebriakov, acrescentou o ministro.
Na sua publicação nas redes sociais, o governante também publicou um pequeno vídeo que mostra agentes à paisana a disparar contra um carro branco e seguidamente a imobilizar um homem no chão.