Um aparelho da companhia francesa Aigle Azur proveniente de Paris aterrou hoje, domingo, em Bagdad, efectuando assim o primeiro voo directo de um transportador europeu para a capital iraquiana desde o embargo internacional imposto a este país em 1990.
Corpo do artigo
O Airbus A319 aterrou às 6 horas (3 horas em Lisboa) depois de cerca de cinco horas de voo.
O avião descolou na véspera do aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle às 23.45 horas (21.45 horas), com 111 pessoas a bordo, incluindo a secretária de Estado francesa para o Comércio externo, Anne-Marie Idrac.
A secretária de Estado viajou acompanhada de quatro dezenas de homens de negócios franceses.
A Aigle Azur, propriedade da família franco-argelina Idjerouidene, vai explorar esta linha a partir de Janeiro de 2011, começando com dois voos semanais a partir de Roissy, segunda plataforma de correspondências da Europa a seguir a Londres.
"O primeiro ano será difícil e perderemos dinheiro. Somos uma companhia privada e se lançámos a linha é porque acreditamos nela. Penso que a médio prazo será rentável", afirmou Meziane Idjerouidene, vice-Presidente do conselho de vigilância da Aigle Azur.
Os voos comerciais entre as duas capitais, anteriormente explorados pela Air France, foram suspensos após a invasão do Kuwait pelo Iraque em Agosto de 1990.
Quando os voos da Aigle Azur forem efectivamente comercializados, esta será a primeira vez desde 1990 que uma companhia europeia retomará uma linha directa entre uma capital ocidental e Bagdad.
Até agora, Bagdad era acessível desde a Europa fazendo escala na Jordânia, no Líbano, no Golfo ou na Turquia.