Ativista egípcia ajuda pessoas em Gaza a contornar bloqueio no acesso à Internet
Na sexta-feira, os palestinianos ficaram desligados do resto do Mundo. O bloqueio nas telecomunicações ocorreu no momento em que Israel se prepara para uma invasão em larga escala na Faixa de Gaza. Uma egípcia conseguiu, no entanto, contornar o apagão de informação e, assim, trazer luz ao que acontece no território.
Corpo do artigo
O bloqueio feito por Israel deixou cartões SIM palestinianos inutilizáveis, impossibilitando a comunicação entre os moradores de Gaza com os serviços de emergência, familiares e pessoas que estão fora do território. Mirna El Helbawi, escritora que tem feito campanhas nas redes sociais para o envio de ajuda humanitária, encontrou uma solução para diminuir o impacto da situação.
Após fazer uma publicação no Instagram para os seus 750 mil seguidores, a egípcia recebeu milhares de mensagens. "Não esperava que milhares de pessoas de todo o Mundo – na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina – estivessem prontas para ajudar os palestinianos a obter acesso adequado à Internet", relatou El Helbawi, em entrevista ao jornal "The New York Times".