Os reguladores dos EUA estão a investigar um incidente em que um Boeing 737 Max 8 operado pela Southwest Airlines balançou de um lado para o outro em pleno voo, num movimento potencialmente perigoso conhecido como “Dutch roll”.
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O chamado "Dutch roll", nome dado à combinação de um movimento quando a cauda desliza e o avião balança de um lado para o outro - um movimento que supostamente imita um patinador no gelo neerlandês -, ocorreu num voo de 25 de maio de Phoenix, no Arizona, para Oakland, na Califórnia.
Segundo a Administração Federal de Aviação, citada pela BBC, a aeronave recuperou o controlo e ninguém a bordo ficou ferido, mas o avião sofreu danos “substanciais”. Uma inspeção pós-voo do avião, que tem dois anos, revelou danos significativos a uma unidade de controle de potência, que controla o leme.
Havia 175 passageiros e seis tripulantes a bordo, segundo a companhia aérea.
De acordo com a CNN, o "Dutch roll" é incomum: a maioria dos passageiros nunca sentiu um avião fazer esse movimento.
Em vez de voltar ao serviço comercial, o 737 MAX da Southwest Airlines dirigiu-se de Oakland para as instalações da Boeing em Everett. A aeronave está em Everett desde o final da noite de 6 de junho.
A Boeing tem estado debaixo de fogo desde que um 737 Max perdeu uma porta de saída de emergência logo após a descolagem de Portland, a 5 de janeiro, enquanto voava com 117 pessoas a bordo a uma altitude de aproximadamente 4876 metros. De acordo com o relatório preliminar da agência norte-americana responsável pela segurança dos transportes (NTSB), faltavam quatro parafusos na aeronave.