O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, contactou o presidente ucraniano, Viktor Ianukovich, aconselhando-o a retirar as forças de segurança que esta terça-feira avançaram sobre a multidão que protestava em Kiev.
Corpo do artigo
"O vice-presidente, Biden, telefonou ao presidente, Viktor Ianukovitch, para expressar a sua grave preocupação em relação à crise nas ruas de Kiev. Ele apelou ao presidente Ianukovich para retirar as forças governamentais e para adotar contenção máxima", de acordo com um comunicado da Casa Branca.
Washington condena a violência, seja qual for a sua origem, mas "o Governo, em particular, tem a responsabilidade de acalmar a situação", acrescentou Biden.
No mesmo apelo, "o vice-presidente sublinhou a urgência de um diálogo imediato com os dirigentes da oposição para responder às exigências legítimas dos manifestantes" e defendeu que o presidente faça "propostas sérias para uma reforma política".
A violência dos confrontos entre ativistas antigoverno e a polícia na capital ucraniana, Kiev, aumentou esta terça-feira, registando-se seis polícias mortos, "por ferimentos de bala", segundo o ministro do Interior ucraniano.