A Bielorrússia acusou, esta quinta-feira, um helicóptero polaco de violar o seu espaço aéreo numa altura em que as tensões aumentam entre os dois países.
Corpo do artigo
“Por volta das 15.20 horas (13.20 horas em Portugal continental), uma aeronave cruzou a fronteira da República da Bielorrússia numa distância de um quilómetro e meio”, disse o Ministério da Defesa bielorrusso, em comunicado. "Às 16.22 horas (14.22 horas), o helicóptero violou novamente a fronteira do estado, depois de ser conduzido 300 metros" para dentro do país, acrescentou.
Um incidente semelhante já tinha ocorrido na fronteira com a Bielorrússia, a 1 de setembro, quando um helicóptero militar polaco Mi-24 fez uma breve incursão no país, segundo as autoridades de Minsk.
As tensões entre a Bielorrússia e a Polónia, Estado-membro da NATO e da União Europeia (UE), aumentaram substancialmente desde o início da ofensiva russa contra a Ucrânia em fevereiro de 2022.
As autoridades dos dois países acusam-se regularmente de provocações militares.
A Polónia mostrou particular preocupação com a presença de combatentes do grupo paramilitar russo Wagner na Bielorrússia e acusa Minsk de ajudar os migrantes a atravessar ilegalmente a fronteira, com o intuito de desestabilizar os países europeus vizinhos.
Por seu lado, Minsk acusa os vizinhos Estados europeus de tratarem aqueles que tentam atravessar a fronteira de uma forma brutal e degradante.