Os rebeldes do grupo extremista islâmico Boko Haram invadiram, na madrugada deste domingo, Maiduguri, no nordeste da Nigéria, desencadeando confrontos com as tropas do Exército nigeriano pelo controlo da cidade.
Corpo do artigo
Maiduguri é capital do estado de Borno, sendo considerada um ponto estratégico na região.
Quatro moradores da cidade disseram à agência de notícias francesa France Presse que os rebeldes islâmicos chegaram à cidade por volta das 3 horas (2 horas em Portugal continental) e confrontos violentos aconteceram entre os rebeldes e o exército, que estava a ser ajudado por milicianos.
"A cidade toda está com medo", disse Adam Krenuwa, um dos moradores de Maiduguri.
"As pessoas têm medo do que possa vir a acontecer se o Boko Haram derrotar as forças de segurança", declarou ainda Krenuwa.
A última tentativa dos combatentes do Boko Haram para tomar Maiduguri aconteceu há sete dias, tendo sido repelidos pelos militares nigerianos.
No entanto, em 25 de janeiro, os rebeldes capturaram a cidade de Monguno e uma base militar na região.
Muitos especialistas disseram, na semana passada, que os rebeldes iriam lançar uma nova tentativa de capturar Maiduguri, antes das eleições gerais de 14 de fevereiro na Nigéria.
Fannami Dalwaye, uma moradora da cidade, disse que, às 9 horas locais, os confrontos estavam concentrados em Mulai, a três quilómetros ao sul da cidade, e mais milicianos estavam a ser deslocados para ajudar as forças de segurança.
"As pessoas estão a fugir para o centro da cidade", disse Fannami Dalwaye.