O presidente do Brasil, que descobriu que estava infetado com o novo coronavírus há cerca de duas semanas, voltou a testar positivo num novo teste.
Corpo do artigo
"O presidente Jair Bolsonaro segue em boa evolução de saúde, estando a ser acompanhado pela equipa médica da Presidência da República. O teste realizado pelo presidente no dia de ontem, 21, apresentou resultado positivo", refere uma nota divulgada pelo Palácio do Planalto, transcrita pelo portal "G1", da Globo.
12396477
Bolsonaro anunciou no último dia 7 que recebeu diagnóstico positivo para a covid-19, afirmou que cumpriria isolamento social para não infetar outras pessoas e passou a fazer reuniões por videoconferência.
O presidente brasileiro, de 65 anos, sempre demonstrou ceticismo sobre o perigo da doença, que chegou a comparar com uma "gripezinha".
Na terça-feira, o chefe de Estado saiu da sua residência oficial em Brasília, o Palácio do Alvorada, para conversar com um pequeno grupo de apoiantes e fez uma transmissão ao vivo na rede social Facebook.
12405110
Bolsonaro disse estar saudável e contou que pretendia viajar na sexta-feira para a região nordeste do país, mas condicionou o seu regresso "à normalidade" ao resultado do exame divulgadoesta quarta-feira, que atestou que continua com o vírus.
O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de 2,1 milhões de casos e 81.487 óbitos), depois dos Estados Unidos.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 616 mil mortos e infetou quase 15 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.