Quando se trata de resgates em montanha, os cães São Bernardo podem ter encontrado um adversário à altura, com um chihuahua a ser aclamado por ajudar a salvar um homem que caiu numa fenda de um glaciar na Suíça.
Corpo do artigo
O resgate "extraordinário" ocorreu na passada sexta-feira no Glaciar Fee, acima de Saas-Fee, no sul dos Alpes Suíços, informou o serviço de resgate Air Zermatt, em comunicado no fim de semana.
Um homem caminhava pelo glaciar com o seu chihuahua ao início da tarde de sexta-feira, quando, de repente, caiu numa fenda de oito metros de profundidade, deixando o pequeno cão sozinho na borda.
O homem transportava um walkie-talkie amador e conseguiu pedir ajuda, mas as equipas de resgate não conseguiam localizá-lo. "A busca pelo local do colapso foi difícil. A superfície do glaciar era ampla e o buraco era quase invisível", disse a Air Zermatt, um serviço regional de resgate no cantão de Wallis.
Porém, um dos socorristas reparou num pequeno movimento numa rocha: o chihuahua não se tinha movido da borda da fenda. "Graças ao comportamento do cão, a tripulação conseguiu localizar o local exato do acidente", disse a Air Zermatt, acrescentando que "os socorristas desceram de rapel até à vítima e conseguiram salvá-la". "É justo dizer que o seu comportamento contribuiu significativamente para o sucesso do resgate", rematou.