O ministro canadiano dos Negócios Estrangeiros, John Baird, afirmou, esta terça-feira, que o Irão poderá ter capacidade para fabricar uma arma nuclear "entre nove e 18 meses", a partir do momento em que decidir construi-la.
Corpo do artigo
Em entrevista à televisão pública canadiana CBC, Baird também disse não acreditar que o Irão já tenha tomado a decisão de fabricar armas nucleares.
Estas declarações foram proferidas no início da primeira visita oficial ao Canadá do presidente de Israel, Shimon Peres, e dois meses depois de o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, se ter deslocado ao país para conversações com as autoridades canadianas sobre o programa nuclear iraniano.
Israel e o Canadá tornaram-se nos últimos anos, desde a chegada ao poder do primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, importantes aliados. Harper e Baird declararam que o Canadá é "o melhor amigo de Israel".
Na entrevista à CBC, Baird também salientou que os "países árabes estão tão preocupados como Israel com [a ideia] de um Irão armado com bombas nucleares" e que duvida que Teerão queria realmente manter negociações "significativas" sobre o seu programa nuclear.
O Canadá já impôs várias sanções económicas e políticas contra Teerão, de forma concertada com a Europa e EUA, numa tentativa de pressionar o regime iraniano para que abandone o seu programa nuclear.