A capital suíça, Berna, está a debater a descriminalização a venda de pequenas quantidades de cocaína para uso recreativo.
Corpo do artigo
A Assembleia Municipal de Berna está a debater um projeto para permitir a comercialização de pequenas doses de cocaína, semelhante a um outro, já em vigor, que permite a venda de canábis nas farmácias da capitla suíça.
A iniciativa, que partiu do Partido da Esquerda Alternativa, conta com o apoio da Autarquia mas ainda tem de passar pela oposição e, mesmo se for aprovada localmente, exigirá uma mudança na legislação nacional. O projeto apresentado está associado a uma intenção - partilhada por vários países - de deixar de criminalizar a posse de droga, como acontece, ainda que noutros termos, em Portugal, onde a posse de pequenas quantidades de estupefaciente para consumo não é criminalizada.
“A guerra às drogas falhou e temos de olhar para novas ideias. O controlo e a legalização podem ser melhores do que a mera repressão. Ainda estamos longe de uma possível legalização, mas deveríamos procurar novas abordagens. Apelamos a um projeto-piloto cientificamente supervisionado", argumentou a deputada municipal Eva Chen, da Esquerda Alternativa.
Muitos países europeus, incluindo Portugal, Espanha e Itália, não aplicam penas de prisão para a posse de drogas, incluindo cocaína, embora nenhum tenha ido tão longe como a proposta em discussão em Berna. A Suíça, um dos países europeus mais ricos, tem um dos níveis mais elevados de consumo de cocaína do continente.