A região da Catalunha está dividida, a vinte dias das eleições antecipadas. As sondagens mostram que o partido independentista pode ganhar as eleições, mas sem maioria absoluta.
Corpo do artigo
A vinte dias das eleições antecipadas na Catalunha - que alguns partidos consideram um plebiscito à independência - as sondagens mostram uma região dividida, com uma vitória dos independentistas em número de deputados, mas com menos votos que os restantes partidos.
Uma sondagem publicada, esta segunda-feira, pelo jornal madrileno El Mundo mostra que a plataforma independentista "Junts pel sí" (Juntos pelo Sim) reúne 39,4% das intenções de voto, que lhe daria entre 62 e 65 deputados no parlamento regional da Catalunha. Mesmo no cenário mais otimista ficaria a três deputados da maioria absoluta.
No entanto, o outro partido de cariz independentista, a CUP (Candidatura de Unidade Popular, extrema-esquerda) regista 6,7% das intenções de voto, o suficiente para entre 8 e 9 deputados. Um acordo entre a Junts pel Sí e a CUP dariam a maioria absoluta no parlamento que o presidente do governo regional catalão, Artur Mas, considera condição essencial para avançar um processo de independência no prazo de ano e meio.
A "Junts pel sí" (Juntos pelo Sim) congrega o partido de Artur Mas - a 'Convergència Democràtica de Catalunya' (CDC), formações de esquerda como a 'Esquerra Republicana de Catalunya' (ERC) e outros movimentos mais pequenos da sociedade civil.
Artur Mas afirmou na semana passada, em entrevista à rádio Onda Cero, que admite avançar mesmo que a maioria dos catalães vote nas formações que não propõem ou estão mesmo contra a independência.
A sondagem de hoje do El Mundo indica mesmo esse cenário. Juntos, a Junts pel Sí e a CUP obtêm menos do que 50% das intenções de voto (46,1%) e quando questionados diretamente sobre se querem a independência, 46,2% dos entrevistados respondem "Não" (contra 44% que diz "Sim").
Face às eleições autonómicas de 2012, a coligação de Artur Mas perde cerca de 5 pontos percentuais. Em 2012, a então coligação CiU (da qual entretanto saiu a Unió) e Esquerra Republicana Catalana obteve 44,4% dos votos.
Na sondagem de hoje, os emergentes 'Ciudadanos' e 'Catalunha Sí que es Pot' (a plataforma catalã do Podemos) surgem em segundo e terceiro lugares, mas praticamente empatados. O Ciudadanos com 12,7% e o Podemos com 12,4%.
Em queda estão o PSC (Partido Socialista da Catalunha), com 11,1% (frente aos 14% de 2012), e o PP (com 9,8%, face aos 13% de há três anos).
A sondagem da Sigma Dos para o El Mundo foi realizada entre 31 de agosto e 03 de setembro, com 1.400 entrevistas a cidadãos maiores de 18 anos com direito de voto na Catalunha. Tem uma margem de erro de 2,67%, para um nível de confiança de 95,5%.