Uma centenária japonesa vai entrar no livro dos recordes do Guinness ao terminar uma prova de 1500 metros livres numa piscina de tamanho olímpico.
Corpo do artigo
Nunca é tarde para aprender a nadar. Que o dia Mieko Nagaoka, que só aos 80 anos começou a cultivar o gosto pela natação e que agora bateu o recorde para os 1500 metros livres na sua faixa etária.
A centenária japonesa tornou-se, este sábado, a primeira pessoa com mais de cem anos a completar uma prova de 1500 metros livres a nadar e conseguiu fazê-lo numa hora e 16 minutos, conta o jornal The Guardian.
Era a única pessoa a competir na categoria dos 100 aos 104 anos e o seu feito deve ser brevemente adicionado ao livro dos recordes do Guinness. "Quero nadar até aos 105 anos, se conseguir viver até lá", admitia, a um jornal local.
Nagaoka já era conhecida no meio por ter publicado, o ano passado, um livro sobre a sua experiência enquanto nadadora ativa. Também já tinha dado que falar ao completar a mesma prova com 99 anos de idade, numa piscina de tamanho olímpico.
A japonesa apenas começou a nadar aos 80 anos, provando a tendência para a atividade que os japoneses mais velhos têm vindo a assumir: há cada vez mais idosos no Japão, a viver cada vez mais tempo e de forma saudável. A última contagem efetuada pelo país prova que existem 59 mil centenários no Japão: isto prova que 46 em cada 100 mil japoneses tem mais de cem anos.
De resto, Nagaoka não foi a única atleta centenária a dar nas vistas nos últimos tempos: o corredor Hidekichi Miyazaki, de 103 anos e igualmente japonês, conseguiu bater o recorde dos 100 metros de corrida na sua faixa etária (dos 100 aos 104 anos), situando-no nuns respeitáveis 29.83 segundos. Esta recente vitória valeu-lhe o título de "Golden Bolt" (ou "Bolt de Ouro"), numa referência a Usain Bolt, o conhecido corredor de velocidade jamaicano.