Várias centenas de pessoas manifestaram-se esta quinta-feira em Newport, sul do País de Gales, contra a cimeira da NATO que se iniciou num luxuoso complexo turístico da cidade entre fortes medidas de segurança.
Corpo do artigo
Com cartazes e bandeiras gaulesas, os manifestantes - entre 500 e 1.000, segundo diversas fontes - desfilaram desde o centro da cidade gaulesa até ao hotel Celtic Manor, onde os líderes dos 28 países da NATO iniciaram uma reunião de dois dias, dominada pela situação no Iraque e Ucrânia.
Entre os participantes incluíam-se membros de formações partidárias galesas, como o Partido Socialista e o Partido dos Trabalhadores Sociais, de uma coligação antiguerra e do grupo comunista Red Block.
Durante o desfile, vigiado por agentes das forças de segurança, os manifestantes exprimiram a sua oposição às guerras e criticaram a realização desta cimeira da Aliança atlântica em Gales.
De acordo com a agência noticiosa Efe, os organizadores do protesto pretendiam entregar uma mensagem no Celtic Manor, onde exprimem a sua preocupação pelas políticas desta organização militar e criticam os investimentos nos sectores da Defesa em detrimento dos serviços públicos.
As forças de segurança ergueram um autêntico "anel de aço" em torno do complexo turístico Celtic Manor, onde esta manhã os 28 líderes da Aliança debateram a fase final da sua intervenção no Afeganistão e a crise com a Rússia motivada pela situação na Ucrânia, para além da crescente preocupação pelos avanços do Estado Islâmico (EI) no Iraque.
As imediações do complexo, que dispõe de um campo de golfe, estão sob controlo das forças militares, que colocaram barreiras metálicas num perímetro de 20 quilómetros e posicionaram diversos tanques e um avião de combate, enquanto toda a área é constantemente sobrevoada por helicópteros.
Cerca de 9.500 agentes foram mobilizados para garantir a segurança dos 60 chefes de Estado e de governo presentes nesta cimeira bianual, a primeira que se celebra no Reino Unido em quase 25 anos e que também assinala os 65 anos da fundação da Aliança.