As inundações no sul da Polónia, que já vitimaram pelo menos cinco pessoas, forçaram o encerramento do memorial do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, para proteger os arquivos do holocausto e objectos em exibição.
Corpo do artigo
As fortes chuvas que atingem a Europa central desde o fim-de-semana também provocaram inundações em regiões da Hungria, Eslováquia e República Checa, com os rios a transbordarem as margens e a inundarem casas e estradas, deixando diversas localidades isoladas.
Milhares de pessoas já foram evacuadas e a electricidade foi cortada em diversas regiões dos três países, para além da interrupção de diversas linhas de caminhos-de-ferro.
As autoridades húngaras decretaram o estado de emergência no distrito de Borsod-Abauj-Zemplen, no nordeste, enquanto na Polónia foram evacuadas duas mil pessoas em diversas zonas do sul.
O antigo campo de concentração nazi de Auschwitz-Birkenau foi encerrado ao público, enquanto os responsáveis do complexo transportaram para os andares mais elevados diversos arquivos e objectos em exibição que pertenciam às vítimas.