Cerca de 70 mil pessoas continuam retidas no festival Burning Man, no deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Nevada, devido às chuvas torrenciais que provocaram inundações. Segundo as autoridades, foi registada uma morte, que está a ser investigada.
Corpo do artigo
Milhares de pessoas receberam ordens para se abrigarem no festival Burning Man, no sábado, depois de fortes chuvas terem transformado o deserto numa poça de lama gigante e forçado os organizadores do evento a fechar os portões.
Os responsáveis pelo Burning Man partilharam avisos nas redes sociais a apelar às pessoas para "não viajarem para Black Rock City", referindo-se ao local onde se realiza este festival alternativo.
"O acesso à cidade está encerrado durante o resto do evento e será recusado" qualquer pedido para lá entrar, acrescentaram. Os organizadores pediram ainda aos festivaleiros que se encontravam no local que "conservassem alimentos, água e combustível, e se abrigassem num espaço quente e seguro".
As autoridades do Nevada estão a investigar uma morte ocorrida durante o festival, de acordo com um comunicado citado pelos meios de comunicação locais. Não foram divulgados pormenores sobre as circunstâncias da morte, nem a identidade da pessoa.
"Como esta morte ainda está a ser investigada, não há mais nenhuma informação disponível neste momento", lê-se no comunicado, citado pela televisão norte-americana "NBC".
A chuva só está prevista parar este domingo à noite e, embora algumas pessoas tenham conseguido sair antes do fecho dos portões, outras terão ficado presas na lama ao tentar escapar, segundo publicações feitas nas redes sociais.
A conclusão do festival estava prevista para segunda-feira, mas devido à chuva forte, a "playa", uma enorme esplanada ao ar livre onde decorre o evento, ficou intransitável. Celebridades como Chris Rock e Diplo, que também se encontravam no evento, conseguiram escapar graças à boleia de alguns fãs. De acordo com as redes sociais de Diplo, tiveram de andar mais de oito quilómetros para sair do recinto.
No ano passado, o festival enfrentou uma intensa onda de calor e ventos fortes, que tornaram a experiência difícil para os "burners", como são conhecidos os festivaleiros.
Lançado em 1986 em São Francisco, o Burning Man pretende ser um evento indefinível, algures entre uma celebração da contracultura e um retiro espiritual. Inicialmente organizado numa praia em São Francisco, tornou-se um festival estruturado, com um orçamento de quase 42 milhões de euros (números referentes a 2018) e mais de 75 mil participantes. Realiza-se desde os anos 90 no deserto de Black Rock, uma área protegida no noroeste do Nevada.