Pelo menos 177 pessoas morreram devido às mais mortais chuvas de monção no Sri Lanka nos últimos 10 anos, informaram os serviços de socorro numa atualização do balanço.
Corpo do artigo
Chuvas torrenciais na sexta-feira causaram inundações e deslizamentos de terras e forçaram cerca de meio milhão de pessoas a abandonarem as suas casas no sul e no oeste da ilha.
O Centro de Gestão de Desastres (DMC) indicou que 109 pessoas estão hospitalizadas e 109 outras estão desaparecidas, adiantando que mais de 2000 casas ficaram destruídas e que foi afetada população em 15 dos 25 distritos do país.
Novas chuvas de monção previstas pela meteorologia para esta segunda-feira e terça-feira podem complicar os esforços dos serviços de socorro.
O exército recorreu a helicópteros, embarcações e veículos anfíbios para dar assistência aos sinistrados e distribuir alimentos.
"Conseguimos chegar a todas as comunidades afetadas", declarou à agência France Presse o porta-voz militar Roshan Seneviratne.
O Sri Lanka apelou à ajuda internacional, tendo a Índia enviado vários navios de guerra com ajuda, incluindo uma equipa médica.
As Nações Unidas anunciaram que enviarão contentores com água e comprimidos para purificar a água, enquanto a Organização Mundial de Saúde deve fornecer medicamentos nas zonas afetadas.