O Vanuatu decretou estado de emergência, na sequência do devastador ciclone tropical Pam de categoria máxima. Maioria das casas na capital ficou danificada. "Comunidades inteiras foram destruídas", segundo a organização humanitária Oxfam.
Corpo do artigo
"O governo declarou estado de emergência para todo o país", disse o porta-voz do Gabinete Nacional de Gestão de Desastres Paulo Malatu.
O ciclone Pam danificou até 90% das casas da capital, Port Vila, segundo a organização humanitária Oxfam. "É provavelmente um dos piores desastres que eu alguma vez vi no Pacífico. A amplitude das necessidades humanitárias vai ser enorme. (...) Comunidades inteiras foram destruídas", afirmou o diretor da Oxfam de Vanuatu, Colin Collet van Rooyen.
Dois aviões da força aérea australiana aterraram, este domingo, com suprimentos de comida, abrigos e medicamentos, enquanto um avião militar da Nova Zelândia transportou oito toneladas de lonas, recipientes de água, motosserras e geradores.
As comunicações continuam em baixo na maior parte das 83 ilhas do arquipélago e o aeroporto de Port Vila reabriu com recursos limitados, mas permitiu que a ajuda humanitária chegasse. Os voos comerciais estão a ser agendados para segunda-feira.
O ciclone tropical Pam atingiu o pico de intensidade na noite de sexta-feira, alcançado a categoria 5, a máxima da escala, com ventos médios de entre 250 e 270 quilómetros por hora (km/hora) e rajadas de até 340 km/hora registadas na capital.