Um acidente entre dois comboios na cidade de Pardubice, a cerca de 100 quilómetros de Praga, na República Checa, provocou pelo menos quatro mortos e dezenas de feridos.
Corpo do artigo
Pelo menos quatro pessoas morreram e 26 ficaram feridas na sequência de uma colisão entre um comboio de passageiros e um comboio de carga na cidade checa de Pardubice, de acordo com o mais recente balanço dos serviços de emergência regionais, citados pela agência Reuters.
O comboio de passageiros transportava mais de 300 pessoas. O primeiro-ministro Petr Fiala apresentou condolências pelas vítimas mortais através de uma mensagem na rede social X, sublinhando que o ocorrido foi "um grande desastre".
Os ministros do Interior, Vít Rakušan, e dos Transportes, Martin Kupka, dirigiram-se ao local do acidente, que obrigou à interrupção da circulação na ligação ferroviária para a Morávia. Vít Rakuša indicou que a maioria dos feridos teve lesões leves.
Segundo imagens da Czech TV, um dos vagões descarrilou e os passageiros foram transferidos em autocarros.
As equipas de resgate mobilizaram nove ambulâncias, dois helicópteros e mais de 60 bombeiros. "Os trabalhos de resgate eram complicados, porque o primeiro vagão estava deformado, o que dificultava o acesso aos feridos", descreveu o bombeiro Pavel Ber.
Operado pela empresa privada Regiojet, o comboio seguia para Chop, cidade próxima à fronteira com a Eslováquia, aonde chegaria na manhã desta quinta-feira.
Foi aberta uma investigação para apurar as causas do acidente.