O presidente ucraniano interino, Olexandre Turchinov, convocou este sábado um conselho de segurança, quando, segundo o ministro do Interior, Arsen Avakov, decorrem combates em várias cidades do leste russófono do país.
Corpo do artigo
O conselho de segurança deveria reunir-se às 21 horas (19 horas em Portugal continental), indicou a presidência, enquanto Avakov denunciou na sua página na rede social Facebook "uma agressão da Federação da Rússia".
Segundo o ministro, decorrem combates, nomeadamente na cidade de Kramatorsk, na província de Donetsk, onde "desconhecidos dispararam sobre a administração local".
"A polícia responde. Continuam os tiroteios", adiantou.
Em Krasny Liman, também na província de Donetsk, "combatentes armados" atacaram a polícia com "armas de fabrico russo AK100, apenas usadas pelas forças armadas russas", segundo o ministro.
"As autoridades ucranianas consideram os acontecimentos de hoje como uma agressão exterior da Federação da Rússia", escreve o ministro, que não dá conta de vítimas dos combates.
Os ativistas pró-russos lançaram este sábado uma nova ofensiva no Leste da Ucrânia, tomando praticamente o controlo da localidade de Slaviansk, enquanto manifestantes entraram, sem resistência, na sede da polícia da cidade de Donetsk.
Os separatistas, que ocupam há seis dias a sede da administração regional em Donetsk e a dos serviços de segurança numa outra cidade do leste, Lougansk, exigem a unificação com a Rússia ou, pelo menos, um referendo sobre uma maior autonomia regional.
A Rússia já alertou Kiev contra qualquer repressão violenta do movimento, que norte-americanos e ucranianos a acusam de orquestrar.