Concessões territoriais e central de Zaporíjia no esperado diálogo entre Trump e Putin
Presidente norte-americano avançou questões centrais da conversa que esta terça-feira terá com homólogo russo, e garante haver “uma hipótese muito boa” de pôr fim à guerra na Ucrânia.
Corpo do artigo
Será, oficialmente, a segunda conversa entre os presidentes russo e norte-americano, desde que Donald Trump assumiu a liderança da Casa Branca – e a mais esperada, depois de Kiev ter alinhado na proposta de cessar-fogo temporário apresentada por Washington, que já só depende do aval de Moscovo. A bordo do Air Force One, Trump desvendou hoje as questões centrais que deverão dominar a reunião desta terça-feira, como os territórios ucranianos anexados pela Federação Russa em setembro de 2022 e o controlo da central nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa e situada num desses quatro territórios.
“Falarei com o presidente Putin na terça-feira. Foi feito muito trabalho no fim de semana. Falaremos sobre terras. Falaremos sobre centrais elétricas... Já estamos a falar sobre isso, dividir certos ativos”, atirou o chefe de Estado norte-americano aos jornalistas, num voo entre a Florida e Washington. Ainda que sem especificar, pareceu estar a referir-se à central nuclear de Zaporíjia, ocupada pela Rússia desde o início da guerra. Moscovo e Kiev têm-se acusado mutuamente de arriscar um acidente na central com as suas ações.