O ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, Linas Linkevicius, divulgou esta sexta-feira que o cônsul honorário lituano em Lugansk, leste da Ucrânia, Mykola Zelenets, foi sequestrado e morto pelos rebeldes pró-russos.
Corpo do artigo
"Tive conhecimento com profunda tristeza que o cônsul honorário lituano em Lugansk Mykola Zelenets foi sequestrado e brutalmente assassinado pelos terroristas", escreveu o chefe da diplomacia lituana, a realizar uma visita a Kiev, na sua conta na rede social Twitter.
Durante a deslocação à capital ucraniana, o ministro foi recebido pelo Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko.
Centenas de pessoas têm sido sequestradas pelos separatistas pró-russos desde o início do conflito no leste da Ucrânia em meados de abril, incluindo jornalistas, militantes pró-ucranianos, sacerdotes, observadores internacionais ou cidadãos considerados suspeitos.
A Amnistia Internacional denunciou num relatório, divulgado em julho último, centenas de casos de sequestros cometidos na maioria das vezes pelos "separatistas armados". A organização também indicou que as vítimas destes atos eram muitas vezes submetidas a tortura.