A CP vai fazer o desdobramento do comboio sud-express para Handaia a partir de segunda-feira, oferecendo mais 400 lugares diários aos passageiros que procuram a alternativa ferroviária para viajar para França.
Corpo do artigo
De acordo com fonte da empresa, os bilhetes para este comboio que assegura a ligação entre Lisboa e Handaia, com uma lotação de 136 lugares, estão esgotados até dia 25 dada a crescente procura verificada desde quinta-feira, quando as cinzas da erupção do vulcânica na Islândia obrigaram ao encerramento do espaço aéreo em praticamente toda a Europa.
Segunda-feira o Sud-Express sairá como habitualmente de Santa Apolónia às 16:30 e pouco depois sairá o comboio de desdobramento, com capacidade para 400 passageiros.
A CP aguarda ainda a autorização das autoridades ferroviárias espanholas para a realização do segundo comboio, mas está certa de que isso será pacífico.
Mas, por precaução, a empresa só irá pôr à venda os bilhetes para o comboio de desdobramento na segunda-feira.
A partir de terça-feira a CP assegura o mesmo desdobramento do comboio que faz a ligação de regresso a Lisboa.
A CP não prevê o desdobramento para o Expresso que liga Lisboa a Madrid, cuja lotação está esgotada até quarta-feira.
Desde quinta-feira foram cancelados cerca de 1200 voos em Portugal, na sequência da erupção vulcânica na Islândia que provocou uma nuvem de cinza na Europa.
A nível europeu já foram cancelados cerca de 63 mil voos e em vários países estão a ser procuradas alternativas, como o transporte ferroviário.
As nuvens de cinzas foram provocadas pela erupção, na quarta-feira de manhã, de um vulcão do glaciar Eyjafjallajokull, no Sul da Islândia.
Por todo o mundo continuam a ser cancelados voos com destino ao Norte e Centro da Europa devido a preocupações de segurança.