Criminosos usaram ácido nítrico para derreter fechaduras em dezenas de assaltos na Suécia
A polícia sueca afirmou esta quarta-feira que está a investigar uma onda de assaltos em Estocolmo. Os criminosos usaram ácido nítrico para derreter fechaduras. Os crimes terão ligações a outros semelhantes em termos de modus operandi que estão a ser registados noutros países europeus.
Corpo do artigo
Desde 20 de maio, a polícia de Estocolmo registou 49 assaltos com ácido para derreter fechaduras, disse à agência de notícias France-Presse (AFP), o porta-voz da Polícia, Ola Osterling.
“Depois, há provavelmente uma série de casos não registados", acrescentou, avançando que não havia suspeitos e que antes destes casos “não havia um único em toda a Suécia de que tenhamos conhecimento”.
Foram analisadas várias fechaduras forçadas e os investigadores forenses conseguiram confirmar que foi utilizado ácido nítrico, um líquido corrosivo incolor.
Em entrevista à estação pública SVT, Monica Kruger, da Polícia de fronteira do país, disse que os criminosos "introduzem ácido nítrico... na fechadura cilíndrica e este ácido provoca a corrosão do metal, o que torna possível forçar a fechadura". Embora o método utilizado não faça barulho, o ácido liberta um odor forte que se espalha pela área.
Nos últimos dois anos, foram reportados assaltos semelhantes na Alemanha, França, Bélgica, Áustria e Portugal.
“Num desses casos, houve um bando estrangeiro que entrou no país, realizou uma série de assaltos e depois saiu”, disse Osterling, acrescentando que as autoridades suecas estavam a cooperar com outras agências policiais europeias e com a Europol.
Em agosto de 2023, cinco cidadãos georgianos foram acusados em França de uma dezena de roubos com ácido, também durante o verão.