Um conselheiro das comunidades portuguesas em França alertou este domingo para a crise do movimento associativo - devido à pandemia de covid-19 - que, se acabar, fará com que os franceses de origem portuguesa deixem de querer conhecer Portugal.
Corpo do artigo
De portas fechadas e a viver uma grave crise, o movimento das associações de emigrantes em França passa por dias difíceis, pois "tem de pagar as rendas e reembolsar as quotas das atividades não realizadas", explica o conselheiro das comunidades em Paris, Paulo Marques. "Não há festas, eventos, há uma real distanciação social e sobretudo associativa", refere o também presidente da Associação dos Eleitos Portugueses, Luso-Franceses e Europeus em França e autarca de Aulnay-sous-Bois (UMP), Île de France.
Para Paulo Marques, a crise poderá ter graves consequências na ligação entre os franceses de origem portuguesa e Portugal, pois na maioria dos casos são as associações de emigrantes que dinamizam e perpetuam a cultura portuguesa nos países onde estes lusodescendentes vivem.
Leia mais em Bom Dia