Mais dois presos políticos cubanos, Leonel Grave de Peralta Almenares e Alexis Rodríguez Fernández, viajarão para Espanha, revelaram os seus familiares.
Corpo do artigo
Leonel Almenares estava prestes a sair da cadeia Combinado do Este, em Havana, para o aeroporto, quando telefonou à sua tia Gisela Grave de Peralta para se despedir.
"[Leonel] está muito contente, muito animado, é jovem e desejamos-lhe boa sorte e que se oriente depressa", disse à agência espanhola Efe Gisela Grave de Peralta, que reside na cidade oriental de Santiago de Cuba, a 950 quilómetros de Havana.
Gisela Grave de Peralta adiantou que Leonel tem 34 anos e que irá para Espanha com os pais, com uma prima e com o marido desta e os seus dois filhos.
Leonel Almenares pertence ao ilegal Movimento Cristão de Libertação e cumpria uma pena de 20 anos de prisão, integrando o grupo dos 75 dissidentes detidos na vaga repressiva conhecida como Primavera Nega, de 2003.
Esta quarta-feira está também prevista a libertação e a transferência directa para Espanha de Alexis Rodríguez Fernández, também do Movimento Cristão de Libertação, disse à Efe a tia deste, Dorys Igarza.
Almenares e Fernández integram o grupo de 52 presos políticos que têm sido libertados desde 12 de Julho, no quadro de um processo gradual de libertações resultante do diálogo entre o presidente cubano, Raúl Castro, e o topo da hierarquia da igreja católica em Cuba, com o apoio de Espanha.
Contando já com Almenares e Fernández, o número de libertados sobe a 32.
Só foram libertados os presos que aceitam ir imediatamente para Espanha, com os familiares, mas há um grupo de seis ou sete detidos que se nega a sair para Espanha, seja porque preferem ir para os Estados Unidos, seja porque querem ficar em Cuba.