Da expulsão da NATO ao aumento das tarifas: as ameaças de Trump a Espanha
A recusa do Governo espanhol de aumentar a despesa em Defesa para os 5% provocou o descontentamento do presidente dos EUA, que pouco pode fazer para retaliar contra um país da União Europeia.
Corpo do artigo
"Talvez devessem expulsar Espanha da NATO". Foi desta forma que Donald Trump voltou a mostrar a sua insatisfação pela recusa do Governo espanhol em subir o gasto de Defesa até aos 5%. "Todos os aliados se comprometeram a passar de 2% a 5% menos Espanha. Há que ligar-lhes, para saber o que se passa. Talvez devessem expulsá-la", disse na conferência de imprensa posterior à reunião mantida no início do mês com o presidente da Finlândia, Alexander Stubb.
O descontentamento de Trump com o país vizinho não vem de agora. "Estamos a ter problemas com Espanha... há sempre problemas com Espanha... Espanha nunca está de acordo, o que é muito injusto para os demais", disse o presidente dos EUA no verão passado. Mas a verdade é que, para além das palavras mais ou menos rudes, na prática, pouco pode fazer para cumprir as suas ameaças.