Administração Biden incentiva programas criativos para a vacinação voluntária, com ofertas diversas. West Virginia tem a mais agressiva.
Corpo do artigo
Tome a vacina contra a covid-19 na Califórnia e ganhe mais do que um braço dorido (e, já agora, imunidade contra uma doença mortal): um prémio de 1,5 milhões de dólares na lotaria do estado. Não é para todos, é só para residentes, e cidadãos maiores, no estado democrata. Mas o chorudo prémio nem é único - Ohio e Oregon têm sorteios semanais desse valor na lotaria "Vax a Million" -, nem é o mais alto: Nova Iorque elevou a fasquia com a "Vax and Scratch", promoção que oferecia raspadinhas da "NYS Lottery" para maiores de 18 anos que fossem vacinados em 10 locais do Empire State Building. O prémio? Uns fabulosos 5 milhões de dólares (4,1 milhões de euros).
Desde dinheiro fresco a cerveja, cachorros e donuts grátis, bilhetes para espetáculos, propinas para a faculdade, até drogas leves ou espingardas e caçadeiras, é estonteante a gama de incentivos em curso nos EUA para impulsionar a toma do medicamento que garante proteção contra a covid-19, a doença respiratória aguda provocada pelo novo coronavírus.
O ritmo de vacinação nos EUA - hoje, 133 milhões dos 328 milhões de habitantes estão totalmente vacinados - caiu drasticamente em abril. Por isso, a administração do presidente Joe Biden, além de disponibilizar a vacina gratuitamente, encoraja os 50 estados a serem criativos e a seduzirem negacionistas, permitindo que se usem fundos federais para incitar as medidas imaginativas.
Tome a vacina, leve uma arma
Nova Iorque, Washington e o Arizona têm a oferta mais bizarra destes programas de estímulo: dão na hora, a quem aceitar vacinar-se, e foi maior de 21 anos, charros de marijuana. A previsão do "Jabs for Joints" na capital dos EUA, a última a aderir, é de 5 mil charros/dia.
Mas é na West Virginia, estado republicano e sulista, que existe o incentivo mais surreal: a oferta de armas a troco da vacina. Apelando diretamente à sua população "red neck" e pró-armas, o governador Jim Justice criou um esquema estadual de sorteios com espingardas e caçadeiras costumizadas.
Na primeira extração desta agressiva lotaria bélica, o estado vai distribuir cinco espingardas de caça personalizados e cinco caçadeiras de alto calibre. A roleta vai girar no dia 20 de junho, Dia do Pai nos Estados Unidos. Até agosto haverá mais sorteios.
Dar brindes é ideia antiga
Por mais estranhos que alguns incentivos pareçam, não são exatamente novos. "Houve um movimento parecido na vacinação contra a varíola no séc. XIX", disse o historiador Malte Thiessen ao canal alemão DW: "A imunização era novidade e havia ceticismo. Assim, oferecia-se comida e doces e até se concediam medalhas para acicatar a vacinação voluntária". Recorde-se que ainda em 2018, antes da pandemia do coronavírus, a Organização Mundial da Saúde declarou que a "resistência à vacinação" era uma das 10 maiores ameaças à saúde no mundo.
Apps de namoro dão vantagens a quem já estiver vacinado
"Encontramos finalmente aquilo que nos torna mais atraentes: a vacinação", disse Andy Slavitt, conselheiro da Casa Branca para a covid. Diversas apps de namoro e encontros sexuais, como o Tinder, Match ou Chispa estão a dar incentivos especiais para os americanos se vacinaram, incluindo acesso gratuito a conteúdo premium ou impulsionando perfis dos vacinados para que fiquem mais visíveis aos seus pares. O OK Cupid vai mais longe: permite filtrar parceiros com base no facto de estarem ou não vacinados. As apps têm também um pendor pedagógico e dão informação prática sobre locais de vacinação ou vantagens de tomar o medicamento.
Outros países
Filipinas: sorteio de vaca
É uma solução bovina para convencer os que hesitam tomar a vacina: sortear mensalmente uma vaca de 30 mil pesos (510 euros). Acontece em San Luis, vila rural no norte das Filipinas.
Hong Kong: casa de 1 milhão
Dia 1 de setembro anda à roda: residentes vacinados em Hong Kong, na China, habilitam-se a ganhar um apartamento avaliado em 1 milhão de euros.
México: vacina é um show
Com muitos idosos descrentes na vacina, centros de vacinação na Cidade do México têm agora uma variedade de opções de entretenimento, incluindo dança, ioga, óperas ao vivo ou duelos com lutadores de Lucha Libre.
Ganhe 10 milhões de Riels
No Camboja, os vacinados concorrem ao sorteio de 10 milhões de Riels. Não é nenhuma fortuna: são só cerca de 2 mil euros.