A Policia Judiciaria da Guiné-Bissau deteve um homem suspeito de ser um dos participantes no espancamento do ministro de Estado Orlando Viegas, na semana passada.
Corpo do artigo
De acordo com fonte judicial citada pela Agência Lusa, o homem foi detido, na terça-feira, em Bissau, e está a ser interrogado por quatro elementos da brigada anticrime e violência nas instalações da PJ, junto ao mercado do Bandim, em Bissau.
Se depois dos interrogatórios o suspeito for indiciado pelo crime de violência física, será "ainda hoje" presente a um juiz de instrução criminal para que se decida se fica ou não em prisão preventiva, acrescentou.
A mesma fonte adiantou que outras pessoas poderão ser detidas "nas próximas horas", suspeitas de terem participado no espancamento deOrlando Viegas, que viajou para Portugal para receber tratamento médico especializado.
O ministro do Governo de transição com a pasta dos Transportes e Telecomunicações sofreu ferimentos graves na cabeça, em especial num dos olhos, disse à Lusa fonte governamental.
Na noite das agressões, foi tratado na clínica da Organização das Nações Unidas (ONU) em Bissau e viajou depois para uma clínica em Dacar para fazer exames detalhados, antes de rumar a Portugal.
O caso de violência estará relacionado com desentendimentos entre diferentes forças acerca do controlo do porto de Bissau (uma das principais fontes de receita pública), referiu o presidente de transição, Serifo Nhamadjo, ao comentar o assunto na última semana.