O número de vítimas mortais do acidente, na noite de quarta-feira, com um avião da TransAsia Airways que se despenhou em Taiwan, subiu para 48, dois de nacionalidade francesa. Há ainda dez sobreviventes e cinco pessoas que estavam no solo ficaram feridas. Autoridades da aviação garantem que condições meteorológicas permitiam aterragem em segurança.
Corpo do artigo
Uma nota da companhia aérea refere que 52 passageiros e quatro membros da tripulação eram todos naturais de Taiwan. Os restantes dois passageiros eram de nacionalidade francesa.
Além dos 48 mortos, as autoridades de Taiwan dão ainda conta de 10 sobreviventes que ficaram feridos. Cinco pessoas que estavam em terra também ficaram feridas.
O piloto Lee Yi-liang tinha 22 anos de experiência de voo enquanto o copiloto Chiang Kuan-hsing acumulava dois anos e meio de voo, acrescentou a TransAsia.
O voo GE222 da TransAsia Airways descolou de Kaohsiung Siaogang com mais de uma hora de atraso devido ao mau tempo e previa aterrar meia hora depois no aeroporto de Magong, nas ilhas Penghu.
Ao chegar à zona, o piloto pediu autorização para voar em círculos antes de aterrar, mas pouco depois perdeu o contacto com terra e despenhou-se sobre um conjunto de casas, nas ilhas Penghu, conhecida também pelo nome de "Pescadores".
O mau tempo na região devia-se à influência do tufão Matmo, que está a afetar a região.
As autoridades de aviação civil de Taiwan não excluem nenhuma hipótese, mas garantem que as condições meteorológicas que se verificavam, na quarta-feira, eram seguras para a aviação. "Houve nove voos na mesma rota entre as 14 horas e as 19 horas. Só o voo da TransAsia se despenhou", disse Jean Shen, diretor da administração de aeronáutica civil, citado pela agência AFP.
"Os relatórios meteorológicos revelam que era totalmente seguro para aterrar. Não podemos garantir o que correu mal. Foi aberta uma investigação... que será finalizada no período de um ano", acrescentou.
Ambas as caixas negras do avião foram recolhidas e, esta quinta-feira, especialistas irão começar a analisar os dados registados.