Dezenas de pequenos sismos foram registados, esta segunda-feira, no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, causando danos menores em edifícios, segundo as autoridades locais.
Corpo do artigo
De acordo com a polícia, por enquanto não há registo de vítimas ou danos materiais graves, havendo apenas registo de pequenos estragos em vários edifícios da região.
Um dos sismos atingiu uma magnitude de 5,4, a cerca de 40 quilómetros da fronteira com o México, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
O epicentro localizou-se cinco quilómetros a norte de Brawley (Califórnia) e a uma profundidade de 8,9 quilómetros.
Os sismos começaram às 12.16 horas locais (21.16 horas de domingo em Portugal continental) e o primeiro teve uma magnitude de 4. O mais forte foi sentido às 13.57 horas locais.
Num restaurante italiano em Brawley, os vidros partiram-se. O proprietário, Jerry Ma, descreveu os abalos como "curtos, mas intensos".
"Deu-me a sensação de terem um intervalo de 15 minutos entre os sismos. Os meus filhos são pequenos e estão com medo, não querem entrar em casa", disse Mike Patel, que gere um pequeno hotel na mesma localidade. Um aparelho de televisão caiu e alguns outros objetos partiram-se dentro do hotel, na sequência dos abalos.
De acordo com a United States Geological Survey (USGS), observatório que monitoriza a atividade sísmica, mais de 100 réplicas atingiram o mesmo epicentro.
Lucy Jones, especialista em sismologia no USGS, indicou que estes sismos são característicos da região, conhecida por Brawley Sismic Zone (Zona Sísmica de Brawley).
O mais recente fenómeno semelhante registou-se em 2005, depois de um abalo de magnitude 5.1, recordou.
